O conceito de Competências Relacionais foi criado por Nielse Maluf e tem como referência os trabalhos de  Goleman e Boyatzis, sobre Inteligência Emocional e do Francês Zarifiam, sobre Competências Sociais e de Eric Berne sobre a Estrutura de Personalidade e Padrões de Relacionamentos.

As mutações e níveis de complexidade crescente no mundo do trabalho, justificam um modelo de competências que vai além do conceito de qualificações. Nasce assim o conceito de Competências Relacionais, que traduzem a inteligência intelectual e emocional nas nossas relações conosco mesmo, com as pessoas, com o contexto e com a vida. Determinam a qualidade dos relacionamentos e seu conseqüente impacto no desempenho.

As Competências Relacionais alicerçam-se em 3 pilares, que são subdivididos em comportamentos que as traduzem, a saber:

I. AUTO-CONHECIMENTO
  • Reconhecimento dos valores
  • Alfabetização emocional
  • Reconhecimento dos limites
  • Reconhecimento das capacidades
  • Contornos da autonomia
II. AUTOGESTÃO
  • Autocontrole
  • Adaptabilidade
  • Superação
  • Entusiasmo
  • Responsabilização
  • Lidando com Complexidade
III. RELACIONAMENTO INTERPESSOAL
  • Respeito às diferenças
  • Assertividade
  • Empatia
  • Gerenciamento de conflito
  • Reconhecimento
  • Ganhando com a interculturalidade e internacionalização

As ferramentas para colocar em ação as Competências Relacionais são emprestadas da Análise Transacional por ser uma abordagem sob medida para explorar e desenvolver as Competência Relacionais na prática.

O programa de desenvolvimento das Competências Relacionais está estruturado em  módulos que facilitam a incorporação de assuntos específicos a serem trabalhados.