O conceito de Competências Relacionais foi criado por Nielse Maluf e tem como referência os trabalhos de Goleman e Boyatzis, sobre Inteligência Emocional e do Francês Zarifiam, sobre Competências Sociais e de Eric Berne sobre a Estrutura de Personalidade e Padrões de Relacionamentos.
As mutações e níveis de complexidade crescente no mundo do trabalho, justificam um modelo de competências que vai além do conceito de qualificações. Nasce assim o conceito de Competências Relacionais, que traduzem a inteligência intelectual e emocional nas nossas relações conosco mesmo, com as pessoas, com o contexto e com a vida. Determinam a qualidade dos relacionamentos e seu conseqüente impacto no desempenho.
As Competências Relacionais alicerçam-se em 3 pilares, que são subdivididos em comportamentos que as traduzem, a saber:
I. AUTO-CONHECIMENTO |
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II. AUTOGESTÃO |
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III. RELACIONAMENTO INTERPESSOAL |
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As ferramentas para colocar em ação as Competências Relacionais são emprestadas da Análise Transacional por ser uma abordagem sob medida para explorar e desenvolver as Competência Relacionais na prática.
O programa de desenvolvimento das Competências Relacionais está estruturado em módulos que facilitam a incorporação de assuntos específicos a serem trabalhados.
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