Competências são essenciais para o desenvolvimento de talentos. É necessário entender quais são as competências que empresas e líderes devem buscar para a força de trabalho hoje em dia.
Apesar de muitas organizações acreditarem que são únicas no mercado, a grande maioria busca os mesmos conjuntos de competências: inteligência emocional, bons julgamentos, integridade, mentalidade global, resiliência e agilidade no aprendizado. Alguns cínicos enxergam essas competências como modas passageiras, no entanto, elas são fortes indicadores sobre aquilo que as empresas valorizam atualmente, especialmente quando se busca futuros líderes.
As organizações procuram profissionais que possuam a capacidade para enxergar o mercado de uma perspectiva global e resolver problemas que sequer existem. São também valorizadas habilidades interpessoais e intrapessoais. Os empregadores devem buscar pessoas honestas e confiáveis, que possam lidar com estresse e pressão.
As competências são necessárias, mas não suficientes para o sucesso. Há vários exemplos de pessoas competentes que apesar de seus talentos, acabaram fracassando na carreira. Esses casos de talentos desperdiçados podem ser encontrados em diversas culturas, indústrias ou em quaisquer organizações. Muitas vezes a diferença entre a performance máxima de um profissional e a sua performance típica é a motivação. Uma tarefa fundamental para os líderes, é garantir que a diferença entre uma performance máxima de uma razoável seja a mínima possível.
O que mais deve importar para líderes não é tanto saber quais competências sua equipe já possui, mas descobrir quais são as mais propensas a serem desenvolvidas no futuro – essa previsão pode ser realizada por meio de análises de personalidade. É fundamental identificar quais são os profissionais talentosos que se tornarão grandes astros no mundo corporativo do amanhã, e isso requer mais do que apenas uma entrevista pessoal.
Por fim, é importante lembrar que competências fazem parte de um contexto. Não podemos abstrair competência sem o entendimento do cenário em que se atua.
Com Forbes
Deixar um comentário