Entre as preocupações frequentes de líderes em empresas, está a necessidade de compreender o relacionamento com seus subordinados e a performance de todos, inclusive a de si próprio.

Muitas organizações reconhecem a importância de construir equipes fortes e engajadas no ambiente de trabalho. Contudo, construir equipes eficientes exige mais do que apenas comprometimento com o grupo; exige também a ação de um líder para o estímulo constante.

Sem as habilidades do trabalho em equipe, um líder corre o risco de limitar a produtividade de seus liderados. Confira a seguir três passos para tornar seu time mais decisivo e eficiente:

Passo 1: Estabeleça a liderança

Antes de começar o trabalho em equipe, você precisa desenvolver as habilidades certas para a liderança. Não significa necessariamente que você vá ficar afirmando a sua autoridade diante dos demais funcionários. Tente incentivar a confiança por meio da honestidade e transparência. Os gerentes não podem estar em todos os lugares ao mesmo tempo, especialmente em grandes organizações, mas se os seus subordinados confiarem em seus julgamentos, eles trabalharão com mais eficiência mesmo se você não estiver por perto.

Passo 2: Crie relacionamento com cada um de seus funcionários

Tente aprender mais sobre cada membro de sua equipe, incluindo suas habilidades, como eles se motivam, e suas competências preferidas. Esse conhecimento é inestimável para os líderes, pois permite atribuir a cada funcionário, as funções apropriadas para as diferentes questões que surgem no dia a dia dentro da empresa – aumentando sua produtividade e a satisfação no trabalho. Permita que seus liderados possam pensar por conta própria e confie a eles resoluções de problemas.

Passo 3: Construa relacionamentos entre os próprios funcionários

Assim que a sua equipe começar a cooperar mais, avalie a maneira como eles trabalham juntos e tome medidas para aprimorar a comunicação, cooperação e a confiança entre o time. Se existir conflitos, tente resolver da melhor maneira possível, amigavelmente. Escute os dois lados e seja o mediador. Uma maneira para solucionar um desacordo, é reunir o grupo para discutir as melhores saídas para o problema.