Por incrível que pareça, muitos donos de negócios declinam treinamentos que poderiam ser benéficos para sua equipe por atestarem falta de tempo. Alguns inclusive afirmam que não é necessário, pois – acreditam – todos na sua equipe já sabem bem o que deve ser feito. É compreensível que seja assim; empresas não podem parar de funcionar; no entanto, o investimento para aprimorar os processos e a execução das atividades dentro de sua empresa, só pode influenciar de maneira positiva os resultados da organização.

Mesmo que não haja recursos financeiros suficientes para investir em todos os funcionários, deve-se ao menos, identificar aqueles que possuem cargos estratégicos e que são determinantes para o ciclo produtivo.

É um longo processo, e se não for bem avaliado e conduzido, pode resultar em desperdício financeiro e perda de tempo.

Há, porém a opção de adotar um modelo de competência, no qual são determinadas competências específicas que sejam indicativas de alta performance e que contribuem para o sucesso na carreira em um trabalho específico. De uma maneira resumida, o processo passa por essas etapas:

  • Verificar se sua indústria ou os cargos de sua equipe possuem modelos de competência.
  • Identificar as habilidades que você acredita que se encaixam nesse modelo de competência.
  • Promover treinamentos que sejam direcionados a essas habilidades.

Um exemplo que pode elucidar esse processo pode ser visto na área de vendas. O modelo de competências dentro dessa área inclui habilidades como: comunicação objetiva com o cliente, solucionador de problemas, habilidades para negociar, etc.

Há momentos em que faz sentido demandar um período de tempo para investir apropriadamente no capital humano. Uma organização pode (e deve) sempre pensar em construir pontes para que a força de trabalho busque aperfeiçoamento profissional. É importante que, com o aprendizado, todos saibam o caminho para conduzir a organização à patamares mais elevados.