Desafios no desenvolvimento do plano de sucessão em empresas familiares

Além de enfrentar os mesmos desafios que outras empresas do mesmo segmento, as empresas familiares passam por algumas dificuldades “exclusivas”. Entre elas estão problemas como a tensão entre irmãos e a dificuldade em separar as relações de parentesco das profissionais.

A sucessão da liderança da empresa também é um motivo de estresse. Um artigo recente da Harvard Business Review (HBR) descreve um estudo feito com 50 grandes e bem sucedidas empresas familiares pelo mundo e identificou as melhores práticas para os negócios de família. Confira!

Mantenha um quadro de diretores ativos

Todas as corporações têm quadros de diretores, mas algumas empresas familiares ignoram essa necessidade, conduzindo essa questão como uma mera formalidade. Ter um quadro forte de diretores é um dos pontos mais críticos para manter uma empresa de família próspera.

Possuir membros de fora da família no quadro de diretores aumentam as chances de que as decisões tomadas sejam as melhores para o negócio e não para apenas alguns membros da família que atualmente são donos ou dirigentes da empresa.

O quadro também ajuda a profissionalizar o negócio. Não significa que deixará de ser um negócio familiar, mas os responsáveis devem diminuir os potenciais impactos negativos da dinâmica familiar na empresa.

Identificando e desenvolvendo futuros líderes

Ao planejar a futura liderança, o primeiro passo é determinar quais são as qualidades exigidas para o futuro líder. Entre as mais comuns estão: visão estratégica, insight de mercado, orientação de resultados, impacto de cliente, colaboração e influência, desenvolvimento organizacional, liderança de equipe e de transformação.

O estudo da HBR também demonstrou o desejo das empresas por características como respeito, integridade, qualidade, humildade, paixão, modéstia e ambição.

O sucesso dos negócios familiares inclui também um investimento no desenvolvimento de futuros líderes. O objetivo é treinar, desenvolver e oferecer oportunidades de atuar em vários papéis, aumentando a responsabilidade dentro da organização.

Seleção sistemática do próximo CEO dentre vários candidatos

A escolha do próximo CEO é considerada o calcanhar de Aquiles dos negócios familiares. Geralmente apenas um candidato é considerado como um sucessor em potencial. As pesquisas mostram que os negócios são mais bem sucedidos ao longo do tempo quando o novo CEO é selecionado dentre vários candidatos.

O processo de seleção do CEO começa com a definição das características desejadas para o cargo, seguida por uma compilação de possíveis nomes – incluindo membros da família e não membros e até pessoas de fora da empresa. Possíveis candidatos então são entrevistados e avaliados. Essa seleção sistemática aumenta as chances de escolher o CEO ideal para conduzir o negócio.

A Gemma Consult desenvolve um trabalho personalizado para o desenvolvimento de líderes sustentáveis. Fazemos uma análise da realidade presente em cada organização e dos valores da empresa para criar projetos customizados de treinamento e desenvolvimento de lideranças que valorizam o desenvolvimento humano tanto quanto o sucesso financeiro e organizacional.

Com Crain’s Detroit Business