O desenvolvimento de competências se tornou um objetivo primário dentro das empresas. Corporações necessitam de profissionais que possuam excelentes habilidades e conhecimentos na área de atuação.
Ao buscar por um treinamento efetivo para o desenvolvimento de competências, líderes podem procurar consultorias que estejam direcionadas a identificar e avaliar competências, de modo a desenvolvê-las apropriadamente. O processo conduzido por uma consultoria, como a que é realizada pela Gemma Consult, permite diferentes combinações, podendo ser desenhado conforme a necessidade da organização, como uma palestra, uma oficina ou um trabalho de desenvolvimento de liderança objetivando a lapidação das competências.
Um dos primeiros passos a ser realizado será a avaliação das necessidades de uma organização. Essa avaliação determinará a brecha entre as performances desejadas e as que existem de fato. A análise ajuda a definir quais competências são necessárias e quais profissionais precisam desenvolvê-las.
Ao identificar as competências, será fundamental anotar especificamente quais são, e quais podem ser mensuradas e incorporadas.
As atividades para desenvolver essas competências podem variar, dependendo da consultoria. De qualquer maneira, é fundamental personalizar essas atividades de acordo com o indivíduo. Alguns processos que podem ser realizados, incluem treinamentos criados em softwares, aprendizado à distância, estudo individual com obras recomendadas ou mentoria. Outros métodos eficientes para o desenvolvimento de competências englobam simulações e exercícios que estimulem enfrentar cenários hipotéticos baseados na área de atuação.
Assim que um profissional realizar essas atividades, ele pode ainda passar por coaching, para colocar em prática seus novos conhecimentos, habilidades ou atitudes já no ambiente de trabalho.
Finalmente, uma avaliação deve ocorrer após o envolvimento da consultoria na empresa. Será importante determinar se o funcionário conseguiu assimilar suas novas competências e se está pronto para adequá-las ao tipo de negócio no qual está inserido. Os resultados podem ser medidos por meio de feedbacks de clientes, estatísticas que comprovem aprimoramento no rendimento e que estão de acordo com os objetivos da empresa.
Com Wisegeek
Deixar um comentário