Competência é o conhecimento, experiência e a habilidade que um indivíduo ou um grupo demonstra em uma tarefa ou atividade específica. Para esclarecer melhor esse conceito, é necessário levar em consideração alguns tópicos:
Potencial não é competência
Potencial e competência estão relacionados, mas não são sinônimos de forma alguma. Potencial representa um estado futuro. É algo que pode ou não ser realizado. Inversamente, competência é algo que ocorre aqui e agora, e que você pode apontar, verificar, avaliar e registrar.
Líderes que confundem potencial com competência assumem que só porque uma pessoa demonstrou capacidade para executar uma tarefa específica, será capaz também de realizar outra tarefa – seja ela relacionada ou não.
Esse padrão de pensamento frequentemente leva a delegações prematuras. As consequências para a incompatibilidade entre o potencial que um indivíduo demonstra e a sua real capacidade para apresentar suas competências, são previsíveis e dispendiosas.
Desenvolver competências leva tempo
Considere a questão que líderes são instigados a responder desde o início de um trabalho de desenvolvimento: “Quanto tempo levará para que o profissional ‘x’ desenvolva suas competências?”. A resposta depende de duas variáveis:
- A competência
- O funcionário
Quanto mais complicada for a competência, mais longo será o ciclo de desenvolvimento. A jornada de aprendizado pode levar semanas ou, em alguns casos, meses. Em adição a esse processo de aprendizado, o funcionário deverá ser acompanhado por seu líder.
Para efetivar o ciclo de aprendizado, é importante não atropelar as etapas e seguir uma trajetória pré-estabelecida na qual serão verificadas os níveis de melhora do indivíduo:
Alinhamento – nessa primeira etapa, é fundamental que o aprendiz receba as diretrizes sobre as expectativas para o desenvolvimento. Durante essa fase, o profissional recebe orientações e começa a observar, praticar, receber e assimilar feedback.
Aprimoramento – com uma base bem estabelecida, o indivíduo acrescenta profundidade e perspectivas. O feedback providenciado pelo consultor contribui para aumentar a precisão e a eficiência do aprendizado.
Domínio – com o domínio da competência, a performance do profissional se torna parte da rotina. A relação entre um líder e um subordinado muda de dinâmica, e passa a ser caracterizada pelos funcionários fornecendo insights para o líder.
Com Situational
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