Quantos membros da sua equipe abandonaram seus cargos, e seus líderes, deixando-os em dúvida sobre o real motivo da saída? Infelizmente, com frequência os profissionais estarão mais decididos a pedir demissão antes de pedir por algo que verdadeiramente desejam de seus líderes: clareza, concentração nos pontos fortes e gestão de engajamento.
Clareza no discurso
Da perspectiva do líder, a clareza no discurso exige aumentar a comunicação e as expectativas de maneira explícita, assim como diminuir a comunicação e as expectativas implícitas. Dito de outra forma, as expectativas explícitas são atestadas categoricamente – o interlocutor compreende em detalhes exatamente o que é esperado dele. Expectativas implícitas são aquelas que os líderes acreditam que a equipe irá descobrir magicamente o que está sendo dito. Possuir comunicação clara e consistente é fundamental. Por quê? A comunicação reafirma as áreas e as tarefas que são atribuídas aos funcionários e ajuda a lembrar que seus gerentes são fáceis de abordar e estão dispostos a ouvir.
Clareza nos objetivos e expectativas
Quando é bem feito, a gestão de performance gera um impacto positivo nos funcionários. De acordo com um estudo da consultoria Gallup, gerentes precisam auxiliar seus subordinados a estabelecer prioridades no trabalho e metas de desempenho. Quando os gerentes executam bem essa função, as estatísticas apontam que o engajamento dos funcionários atinge o porcentual de 69%. De outro modo, quando não há auxilio para estabelecer essas diretrizes, o engajamento diminui para 53%. Resumindo: a sua equipe deseja que o líder forneça orientações e feedback em relação às expectativas e objetivos.
Direcionar esforços para os pontos fortes
Ao dar um feedback, um gestor não pode ignorar as deficiências de um profissional, contudo, concentrar-se nos pontos fortes permite o desenvolvimento de um indivíduo dentro do contexto dele, ao invés de tentar mudar sua pesonalidade. Se o líder quiser que seu time cresça, deve autorizar o aprimoramento dos talentos naturais de cada membro.
Pare de se preocupar em apontar os defeitos dos outros jogando-os na mediocridade. Incentive-os a melhorarem suas habilidades individuais, engajando-os de modo a criar um sentimento de pertencimento, no qual todos se sintam importantes como pessoas e não apenas como funcionários.
Com Forbes
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