Mesmo se a sua organização é considerada bem sucedida, o fato de todos os funcionários estarem extremamente ocupados não é necessariamente um bom sinal. Ao estar o tempo todo executando as atividades necessárias e primordiais, executivos esquecem ou simplesmente não demandam tempo para reajustar suas estratégias corporativas. A situação é ainda pior quando os profissionais exercem atividades que não são coerentes em termos de estratégia – e como consequência, a performance da organização sofre com os resultados.

O que é necessário fazer para incentivar uma organização a ser mais estratégica e mais coerente?

Talvez a perspectiva de alguém de fora.

Os profissionais que já trabalham dentro da empresa, quando observam o que fazem, tendem a olhar apenas para as atividades. Quando é necessário pensar em como “aprimorar”, naturalmente concentram-se no mundo que conhecem. Essa prática conduz à mentalidade operacional.

Uma mentalidade estratégica acontece de fora para dentro. Para assumir essa perspectiva, é importante se posicionar “do lado de fora” da empresa, por assim dizer, e direcionar a atenção na competitividade da organização. Faça perguntas como: “Por que eu teria interesse em buscar esse produto ou serviço?” ou “Por que me interessaria trabalhar para eles?”. Quando você olha para sua empresa dessa maneira, fica mais fácil estabelecer alguns critérios essenciais de performance. Em seguida você pode se perguntar “E agora?” para firmar prioridades.

Quando é a melhor hora para refletir sobre essas questões? Provavelmente não na hora do expediente, quando você está ocupado executando todas as atividades e tarefas. O ambiente de trabalho é designado para nos concentrarmos em cumprir com as tarefas inerentes às nossas funções na empresa. Para ser mais estratégico, você precisa escapar desse turbilhão de pensamentos.

Algumas vezes as soluções podem estar bem na nossa frente, porém, com tanta coisa acontecendo, fica difícil se dar conta.

Com HBR