Meme do consumismo
Estava eu fazendo minha leitura diária, desta vez do livro A lógica do Consumo, de Martin Lindstrom, num voo de São Paulo a Rennes, França. Alguns minutos antes de me ater a leitura, dei uma folheada na revista do Duty Free do avião, e como sou contaminada pelo meme do consumismo, decidi comprar um batom, que nem conhecia, mas me chamou atenção por ser um batom verde que, ao ser usado nos lábios, se transforma em rosa…achei curioso.
Decidi que o compraria assim que o comissário de bordo passasse com o carrinho novamente.
Neurônios-espelho: A experiência
Enquanto esperava o momento da compra, continuei minha leitura e me deparei com um trecho que relatava a experiência realizada pelo cientista italiano Giacomo Rizzolati, que descobriu os neurônios imitadores chamados de Neurônios-espelho.
Estes neurônios são o motivo inato de involuntariamente imitarmos o comportamento de outras pessoas…
De volta à realidade do avião, carrinho do Duty Free passando, e eu solicito ao comissário o batom…não 1, mas 4, pois assim poderia presentear minha mãe e irmãs.
Imediatamente a passageira do meu lado, que nem tinha visto a revista de compras, me pergunta: que batom é este? Deve ser ótimo, você está comprando 4! E em um ato contínuo, pede o mesmo batom para o comissário, enquanto instantaneamente o recomenda para sua companheira de viagem.
Comecei a rir por dentro…estava vivenciando a existência do neurônio-espelho, ao vivo em cores, juntamente com um Meme, que são comportamentos que se espalham de uma mente para outra rapidamente.
A memética é a ciência que nos ajuda a entender e a interferir nos memes que nos contaminam e que contaminamos o outro.
E o que isto tem a ver com liderança? Liderei um processo de compra sem querer, só usando um meme… imagine o que um líder pode fazer usando conscientemente os gatilhos do vírus da mente?!
Deixar um comentário