Novos Líderes nas Tomadas de Decisões
Seja por causa de uma reestruturação organizacional ou por uma fusão, muitas empresas enfrentam os desafios da criação de um novo time de líderes. Problemas relacionados a processos confusos de desenvolvimento, no entanto, podem destruir a estratégia de negócios e do RH.
A criação de uma nova equipe de funcionários já é desafiadora por si só. Adicionar a isso o peso de uma liderança e da responsabilidade pelo planejamento estratégico pode gerar uma pressão excessiva, capaz de impedir o sucesso da nova liderança.
É possível combater este problema seguindo algumas dicas para formar líderes confiantes e inspiradores.
1- Estabeleça confiança
Times de líderes, especialmente aqueles trazidos juntos para dar continuidade à estratégia organizacional de uma empresa, precisam de confiança. Esses profissionais precisam confiar neles mesmos e nos colegas, dessa forma, transparência, honestidade e confiança são essenciais.
2- Crie um critério para definir o que é estratégico
O papel de um time de liderança estratégica é pensar e agir estrategicamente. Por isso é preciso estabelecer algumas regras sobre o que “ser estratégico” realmente significa. Tente adotar uma definição em três frentes, como, por exemplo: Essa questão resolve os pontos estratégicos levantados pela sua análise? Isso suporta a sua visão? Explora suas vantagens competitivas?
3- Defina um processo de tomada de decisões
Como os novos líderes vão agir nas tomadas de decisões? Serão por consenso, vontade da maioria ou um único líder vai tomar decisões dentro da equipe? É essencial que uma equipe de liderança estratégica entenda qual é a autoridade das suas decisões.
4- Conquiste vitórias rapidamente
Uma nova liderança estratégica precisa de vitórias rapidamente. Por isso, ainda durante os encontros preliminares, estabeleça prazos curtos, metas fáceis de serem alcançadas e ações para que a equipe complete. Quando os primeiros objetivos forem concluídos, comunique as conquistas à organização. Assim, os funcionários terão segurança nas decisões dos novos líderes.
Deixar um comentário