Por mais que um empreendedor, dono de uma, ou duas pequenas empresas, ame seu trabalho e não planeje se aposentar tão cedo, é preciso considerar situações nas quais ele talvez tenha de se afastar dos negócios, como viagens, problemas familiares ou doenças.
Nessas ocasiões, pode ser difícil arranjar tempo para identificar e treinar alguém para ficar no seu lugar. Por isso, é importante criar um plano de sucessão para seu pequeno negócio o mais rápido possível.
Dependendo da natureza da sua empresa, pode levar de três a cinco anos para organizar e implementar confortavelmente um plano de sucessão. Veja quatro dicas para ajudar ao desenvolver um planejamento.
1- Encontre, treine e comece a dar responsabilidades a um novo gerente ou equipe
Existe algum membro da família ou funcionário dentro da empresa que seria um bom candidato para substituí-lo? Ou você precisaria recrutar um novo talento? O ideal é começar a buscar um substituto assim que possível para que haja tempo de treiná-lo e avaliar se ele se encaixa nas funções de líder. Não é necessário dizer ao possível candidato que ele está sendo sondado para substituí-lo.
2- Documente seu plano
Assim que você tomar uma decisão sólida sobre sua possível substituição, verifique se o profissional em vista está interessado e então documente o planejamento. Não é uma boa ideia surpreender o escolhido sem ter certeza de que ele quer se comprometer com um cargo de liderança. Além disso, lembre-se de ter um plano B. Seu escolhido pode estar interessado no seu negócio, mas não ter condições financeiras de investir no momento certo.
3- Receba aconselhamento legal e financeiro
Os planos de sucessão não devem ser feitos sem consultoria. Documentos legais de transição serão necessários e, de acordo com a natureza do negócio, podem ser bastante diferentes. Passar sua empresa a um membro da família ou a um funcionário da organização requerem diferentes acordos legais. Além disso, a maneira como a venda ou a transição é estruturada pode impactar na produtividade do negócio.
4- Prepare-se para sair
Deixar um negócio para trás pode ser uma grande transformação pessoal. O atual líder deve entender qual é a melhor maneira de se distanciar do negócio, trabalhando meio período ou oferecendo consultoria à empresa antes de deixá-la completamente. À medida que seu consultor ganhe mais responsabilidades, é possível se afastar aos poucos.
Há várias maneiras de preparar novos líderes para sucessão. A Gemma Consult tem várias opções de projetos estruturados de treinamento e desenvolvimento de líderes que são personalizados para cada cliente, levando em consideração os valores da empresa e a realidade presente na organização.
Com Inc.
Deixar um comentário