Empresas de todo o mundo apontam para a falta de capacidade de oferecer programas de liderança para a geração dos millennials, jovens profissionais com idades entre 18 e 35 anos. A conclusão é da pesquisa Global Human Capital Trends de 2015, da Deloitte.
De acordo com o relatório, a habilidade de desenvolver programas de liderança*8/9 para millennials foi apontada como ponto um fraco por 60% de entrevistados. A pesquisa foi feita com mais de 3.300 líderes de negócios e RH em 106 países.
Os millennials são um público estratégico para as empresas. A atual geração de líderes está prestes a se aposentar e terá que ser substituída pelos profissionais mais jovens. A falta de intervenções apropriadas em desenvolvimento de novos líderes significa que as empresas ainda sofrem com a ausência de futuros sucessores.
A grande parte dos atuais programas de desenvolvimento de liderança nas empresas foca apenas no lado técnico e não no desenvolvimento de talentos, preparando os próximos chefes para lidar com investidores, mercados, imprensa e seus próprios liderados.
De acordo com o estudo da Deloitte, apenas 7% das empresas entrevistadas tinham programas fortes para desenvolver millennials líderes. Além disso, a proporção de entrevistados que classificou a liderança como algo “muito importante” aumentou 32% em relação ao último ano e a lacuna de capacidade aumentou, segundo o relatório.
Millennials estão interessados em experiências de vida
A maioria dos programas de liderança para millennials não se encaixa nos objetivos desses jovens, que esperam encontrar programas de desenvolvimento muito mais customizados para as suas necessidades. Essa geração de profissionais procura por experiências de vida, voluntariados e viagens. Os programas tradicionais de liderança não oferecem esse tipo de aprendizado e tendem a ser pouco efetivos.
As empresas e seus departamentos de RH terão que entender as características dos millennials e suas necessidades para então ajustar seus programas de liderança e torná-los efetivos para o público, mostrando que suas carreiras permitem desenvolvimento e podem movê-los a conquistas e desafios.
A Gemma Consult desenvolve um trabalho personalizado para o desenvolvimento de líderes sustentáveis, pessoas que valorizam o desenvolvimento humano tanto quanto as riquezas naturais e o capital financeiro e estrutural.
Oferecemos várias opções de projetos estruturados que são personalizados de acordo com as necessidades da sua empresa, levando em consideração o conceito de competências relacionais, ligadas ao relacionamento para valorizar o vínculo entre líderes e liderados, promovendo a eficácia do processo de liderança.
Com Forbes
Deixar um comentário