A dimensão da sustentabilidade corporativa se dá na mudança de comportamento, e não somente pelo aprendizado formal.
Um exemplo é o Pacto Global, uma iniciativa desenvolvida pela ONU com o objetivo de mobilizar a comunidade empresarial internacional para a promoção de valores essenciais de direitos humanos, trabalho e meio ambiente.
A Liderança Sustentável:
O cenário:
Líderes em sustentabilidade tem:
- Coragem para transpor os obstáculos à mudança (organizacionais, regulatórios ou sociais);
- Capacidade de produzir transformações efetivas na cultura da uma empresa, influenciando a adoção de novas atitudes e comportamentos;
- Compreender o propósito moral e filosófico dessa transformação;
- Ter tolerância, solidariedade e transparência, respeitando a diversidade e propósito de todas as partes interessadas;
- Elevado senso de responsabilidade, que os leva a utilizar seu poder para criar valor não apenas econômico, mas também social e ambiental.
Bons gestores são importantes, mas líderes com princípios e valores são imprescindíveis.
As escolas de negócios desenvolvem um processo estranho que distorce aqueles que são sujeitos a ele e os converte em criaturas com mentes desequilibradas, corações de pedra e almas sem vida.” ( Leavitt apud Pacto Global da Organização das Nações Unidas, 2004, p.13. Prof. Da universidade de Stanford).
Lideres sustentáveis precisam mais que conhecimento teórico e treino de habilidades e competências. Precisam desenvolver novos modelos mentais, ampliando a visão sobre a maneira de pensar e fazer negócios.
Os 4 desafios chaves:
1. Reestruturar a forma de educar executivos, ajustando às demandas desse novo tempo: aquecimento gobal, limites físicos do planeta, ressignificaçãoo das relações homem-natureza e homem-trabalho, e pela assunção de responsabilidades antes inteiramente delegadas aos governos.
2. Pensar e agir em contexto global. O ambiente da corporações tornaram-se complexos é mister conjugar forças antes compartimentadas, hoje sistêmicas, impactando umas nas outras.
3. Ética no coração dos negócios
4. Vetor nuclear: estender o propósito das empresas para além das fronteiras econômico-financeira, qualificando a importância dos aspectos sociais-humanos e ambientais.
O que define líderes sustentáveis é, paixão por uma missão, a crença inabalável no poder de transformação e a presença de um conjunto de princípios e valores consolidados ao longo da vida.
Deixar um comentário