Por muito tempo, a tarefa de desenvolver líderes tem sido delegada ao setor de recursos humanos. A liderança é algo que se adquire com experiência e seria ingenuidade dizer que um indivíduo se transforma apenas assistindo algumas aulas sobre o assunto.

A liderança é uma jornada que precisa ser vivida, e as experiências reais ajudam a moldar a personalidade de um líder. Embora existam trilhões de recomendações mundo afora sobre como deve ser conduzido o processo de desenvolvimento de um líder, há algumas orientações que certamente valem a pena serem seguidas. Confira:

Gerencie menos e aconselhe mais

Líderes precisam ser aconselhados de modo a receber direcionamento e feedback que os permitam fazer as perguntas certas por conta própria. Nessa etapa, não é necessário microgerenciar as atividades do líder – apenas lembre-se de estabelecer limites.

Conecte-os com outros líderes em ascenção

Líderes que estão aprimorando suas competências se desenvolvem melhor quando interagem com outros líderes que também estão sendo instruídos. Criar oportunidades para que esses encontros aconteçam pode acelerar o aprendizado, enfatizando o compartilhamento de conhecimento e experiências.

Amplie seu papel

Providenciar experiências desafiadoras e tarefas que tenham uma ligação com a progressão na carreira é uma maneira certeira para aprimorar a performance do papel atual que o indivíduo assumiu na empresa.

Deixe-os aprender na prática

Garanta que ao absorver novos conhecimento e vivenciar novas experiências, o líder tenha a oportunidade para refletir e sintetizar o que aprendeu. Deixe-os praticar e testar as novas habilidades.

Valorizar o vínculo entre líderes e liderados

Por fim, a crença que deve ser corretamente trabalhada nesse processo de aprendizado é a de que são os liderados quem legitimam a eficácia do líder. É a qualidade e “saúde relacional” da relação líder X liderado que promove a eficácia do processo de liderança. Um líder capacitado consegue promover transformações efetivas na cultura de uma empresa, influenciando a adoção de novas atitudes e comportamentos.

Com humanresourcesblog