Desde o momento em que um indivíduo nasce, sua visão de mundo é desenvolvida com base em cada nova experiência vivida, formando uma pirâmide complexa e massiva de percepções.

A memória é um tema que envolve infinitas equações matemáticas e é grandiosa demais para a mente humana calcular. As percepções são únicas para cada pessoa pois estão codificadas na memória de cada um. Esse processo cria em si mais ambiguidade. Por exemplo, aquilo que estamos propensos a lembrar é apenas uma parte de algo ou experiência, especialmente quando não estamos prestando atenção total (Koch 2004). Para lembrar-nos de uma memória, tendemos a preencher os espaços em branco baseados em experiências e percepções passadas. Como podemos perceber, esse sistema não é perfeito.

É possível que uma pessoa confunda uma experiência de outra pessoa e assuma para si o que aconteceu. Por exemplo, crianças assumem uma memória de um irmão como se fossem suas. Isso não é feito deliberadamente, é apenas normal.

Quando nos lembramos de uma memória, podemos inadvertidamente deixar algo passar ou acrescentar mais informações que não ocorreram. De novo, isso não é feito intencionalemente, mas conduz à distorções na memória.

Memória é um tópico vasto, mas essas simples observações ajudam a demonstrar a importância de entender a pecepção no contexto corporativo e nos relacionamentos entre líderes e liderados.

Por que esse assunto é importante para líderes e gestores? Na realidade é importante para qualquer pessoa. Com frequência não ouvimos ou enxergamos acertadamente o que alguém está tentando comunicar pois estamos assimilando apenas uma parte da história, e naturalmente preenchemos os espaços em branco de acordo com a nossa própria experiência e percepção que temos de algo. A percepção da conversa ou experiência pode ser facilmente distorcida, já que sem a clareza ou a concentração necessária, processamos aquilo que esperamos e não aquilo que realmente ocorre.

A percepção que temos de algo pode ser totalmente diferente para outro indivíduo. Se quisermos verdadeiramente entender o que alguém está dizendo, precisamos nos concentrar com toda atenção à comunicação e às experiências, procurando e avaliando todas as pistas que envolvem a comunicação interpessoal.

Com Forbes