As empresas aprenderam a reconhecer o esforço que seus funcionários trazem para o sucesso de seus negócios. O grau de engajamento se tornou um fator fundamental para que empresas se destaquem no concorrido mercado empresarial.

O conceito de engajamento permanece com problemas na hora da aplicação prática. Não só há inúmeros especialistas e líderes que pregam diferentes versões do mesmo tema, como também fornecem conselhos conflitantes e que confundem as organizações.

Estratégias a longo prazo precisam começar de algum lugar. O ideal é que as estratégias de engajamento de subordinados comecem na aquisição de novos talentos e que continue a existir durante todos os ciclos de um empregado dentro da empresa.

Veja algumas estratégias que você pode utilizar para ser bem sucedido no engajamento dos funcionários:

Recrute talentos individuais

Alinhar o processo de recrutamento com as estratégias de engajamento que você planeja adotar ajuda a estabelecer um projeto sólido. Vá em busca dos valores, do conhecimento necessário, das habilidades e da postura que você deseja ver presente no dia a dia dentro do escritório.

Buscas inovações são importantes para incluir no pacote de engajamento, porém, você precisa analisar como uma pessoa vai trabalhar em equipe, ou sozinha, sem a sua supervisão.

Estudos comprovam que é mais custoso para uma empresa substituir um funcionário improdutivo do que contratar um que esteja alinhado com o trabalho e a cultura de sua organização.

Comece a engajar desde o primeiro dia

Depois de recrutar os indivíduos mais talentosos e apropriados para o tipo de negócio que sua empresa conduz, a melhor maneira par engajá-los desde o início é por meio da orientação. É nessa primeira fase que você pode esclarecer as expectativas de performance.

Saiba explicar a importância de seu trabalho e do comprometimento no processo como um todo. É importante que eles entendam como suas atribuições influenciam os resultados adquiridos e dos objetivos que todos esperam alcançar.

Ninguém jamais quer ouvir que eles podem ser substituídos a qualquer momento (mesmo que seja verdade). Para novas contratações, que estão cheias de disposição e esperança, dar a eles um senso de importância logo no início, contribuirá muito para motivá-los a realizarem o melhor serviço.

Acompanhe no próximo post a continuação desse artigo com mais sugestões de estratégias para engajamento corporativo.