O papel do Líder de Projetos nas organizações, envolve gerenciar uma multiplicidade de atividades e equipes, enquanto mantém foco nas metas globais ou direção estratégica da organização.

O Líder de Projetos lida com muitas forças, tanto externas quanto internas com relação à equipe, ele deve demonstrar uma gama de competências que combinam a administração tradicional com as habilidades de liderança.

Isto também significa trabalhar com um grupo de pessoas sobre o qual ele não possui autoridade direta, e desta maneira, deve usar de habilidades de influência para manter todos motivados, além de ter que gerenciar uma variedade complexa de funções e relacionamentos dentro da equipe de projetos, e entre esta equipe e os demais envolvidos da organização.

CICLO de COMPETÊNCIAS da LIDERANÇA de PROJETOS:

 

 

I. Liderança

  • Clarificação de Metas e Objetivos
  • Coragem Organizacional
  • Julgamento

II. Direcionando os Esforços 

  • Planejamento
  • Adaptação
  • Solução de Problemas

III. Relações com os Stakeholders

  • Espírito de Equipe
  • Coaching
  • Relações Intergerenciais
  • Relações com os Clientes
IV. Drive
  • Pressão (***)
  • Delegação (***)
V. Reforçando o Desempenho
  • Reconhecimento/Reforço
VI. Reforço e Bom Desempenho
  • Reconhecimento do Bom Desempenho

ATRIBUTOS

  • Acessibilidade
  • Desenvolver Confiança
  • Efetividade
  • Fontes de Poder 

CRENÇAS

  • Crença no Projeto