Em muitas organizações, o papel dos líderes de RH é o de aconselhar e orientar outros líderes de negócios. No entanto, o ambiente de negócios atual mudou muito os paradigmas vigentes nessa área até a última década. A função do RH evoluiu de um estado primário no qual administrava práticas e diretrizes, para um nível mais avançado, atuando como consultor, aconselhando líderes sobre estratégias de talentos, construção de clima organizacional e engajamento de culturas.

Com o objetivo de assumir um papel de liderança mais firme e consistente, é necessário que profissionais de RH saibam integrar suas funções com a de gestores de organizações, refletindo sobre o pensar e o agir do líder.

Líderes geram valor

As práticas dos empregados de uma empresa fazem parte do núcleo de processos de um negócio – e é tão essencial quanto o desenvolvimento de produto, elaboração de campanhas de marketing ou atendimento ao cliente. Quem você contrata define as suas capacidades. O quão rápido você consegue desenvolver o quadro de funcionários estabelece o ritmo do crescimento da organização. O modo como você faz negócios define quem irá fazer negócios com você.

Todas essas escolhas e processos ajudam a construir uma estrutura consistente do seu modelo de negócios e determina se os profissionais que trabalham na empresa vão se tornar um diferencial ou não.

Líderes desenvolvem e inspiram pessoas

Profissionais de RH precisam saber como contratar, treinar, gerenciar performance e desenvolver carreiras. Mas será que estão aproveitando ao máximo a execução dessas atividades? Os líderes de RH estão conseguindo desenvolver a próxima geração de líderes de negócios?

O departamento no qual um líder estiver responsável deve ser um ambiente que atraia naturalmente outros setores da empresa. Sua atuação deve demonstrar virtudes que o identifiquem como alguém acessível e paciente.

Por último, as pessoas que trabalham na empresa observarão as decisões e ações dos líderes atentamente, avaliando a consistência do discurso e se estão de acordo com os valores e objetivos da companhia.

Haverá certos pronunciamentos que só podem vir de alguém que esteja em um posto alto na hierarquia de comando. Haverá momentos em que as pessoas precisarão ouvir a voz do líder, já que a presença (ou ausência) do líder envia um claro sinal sobre o rumo que a organização está tomando.

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