No texto da semana passada, você conferiu a primeira parte do artigo que trata sobre o que os líderes devem fazer para engajar seus funcionários. Leia agora mais ações que um líder sábio pode empregar para conseguir gerar engajamento na empresa:

4. Permitir que outros assumam posições de influência

Uma prática interessante para engajar funcionários, é permitir que consigam assumir posições de influência, dando a oportunidade para que mostrem como se comportam no novo papel. Observe como eles conduzem suas novas funções e teste-os. Liderados querem sentir que são valorizados e que podem tomar decisões independentes, gerando impactos positivos nos resultados.

5. Compartilhar o sucesso para incentivar engajamento

Ao invés de apreciar o sucesso de sua liderança sozinho, compartilhe-o com seus liderados e permita que todos possam comemorar com você. Compartilhar o seu sucesso e tornar os seus empregados uma parte importante de suas conquistas é um sinal de confiança que gera engajamento organicamente.

Empregados não precisam de líderes que acham que sempre devem estar certos (ou serem vistos como perfeitos). Eles querem apoiar seus líderes – ainda mais quando o líder é transparente o suficiente para compartilhar não só o sucesso, mas também suas vulnerabilidades.

6. Ser consistente e saber apoiar

Uma liderança efetiva também deve saber apoiar os outros – especialmente os subordinados. Empregados se sentem desmotivados quando seus líderes não são consistentes com as abordagens e com os discursos que realizam.

Quem irá engajar com um líder que não é coerente com as atitudes e as abordagens que apresentam? É por essa razão que líderes perdem talentos o tempo todo. Eles simplesmente assumem que seus liderados serão leais – ao invés de notar que para reter talentos, o líder precisa sempre olhar para os interesses de todos.