Contratar as pessoas certas para sua organização é uma tarefa fundamental, mas o processo não se encerra na contratação. É extremamente crítico treinar e engajar os funcionários para atingirem as melhores performances possíveis.

Feito isso, você também precisa de uma estratégia para reter os seus talentos. Essa não é uma responsabilidade do departamento de RH. Cabe ao líder da organização a responsabilidade de reter os melhores empregados.

Possuir um pacote de benefícios é essencial para atrair os funcionários. O pacote não deve apenas incluir aspectos monetários. Você pode explorar o pacote baseado nas necessidades dos indivíduos também.

Assim que você estabelecer o básico, há três métodos que podem ajudá-lo a reter seus melhores talentos:

Treinar os gerentes

Como se sabe, são os gerentes os responsáveis por definir e manter a cultura vigente dentro da sua empresa, então faz todo o sentido treiná-los adequadamente.

Treine-os para que possam identificar e cultivar os melhores talentos. Providencie as ferramentas necessárias para que possam executar um bom trabalho. Faça questão de direcioná-los a um comportamento de abertura profissional, permitindo aos demais subordinados evoluírem profissionalmente na empresa.

Estabelecer um propósito

Uma boa estratégia para engajar o trabalho de seus subordinados, é estabelecer uma visão que dê um propósito de existência para as realizações de sua equipe. Pode ser uma visão grandiosa, contanto que esteja acompanhada com uma comunicação efetiva e que demonstre exatamente como todos irão atingir os objetivos juntos. Se o seu time acreditar que os objetivos valem a pena e estão cientes dos passos que serão necessários para seguir na jornada, ele permanecerá motivado e unido.

Ajudar no crescimento profissional

Esteja pronto para deixar os seus liderados assumirem novas tarefas e responsabilidades, e não apenas estabelecendo períodos específicos para que isso ocorra. Permita que eles possam entrar em contato com você sempre que sentirem que estão prontos para assumir novos papéis dentro da empresa. Mesmo que eles provem não estar preparados, você terá valorizado uma cultura onde a iniciativa é apreciada.

Com rmukeshgupta