Um novo estudo explica por que uma forma obsessiva de paixão passou a dominar o local de trabalho, mesmo quando provou ter resultados negativos.
Pessoas obsessivamente apaixonadas tendem a experimentar mais emoções negativas, ansiedade e estresse e geralmente relatam níveis mais baixos de bem-estar psicológico.
O estudo aponta semelhanças entre uma paixão harmoniosa e a paixão obsessiva, no entanto, existem diferenças importantes, como:
A paixão harmoniosa exige que se pratique uma atividade com senso de equilíbrio e flexibilidade.
Por outro lado , a paixão obsessiva sugere um desejo irresistível de se envolver em uma atividade e ficar totalmente preocupado com ela.
Um local de trabalho com uma mentalidade de resultado final pode ser problemático porque pode levar os funcionários a tentarem alcançar resultados finais por qualquer meio necessário, incluindo cortes e outros comportamentos eticamente problemáticos. Pesquisas fora do local de trabalho mostraram que altos níveis de desempenho são alcançados principalmente quando a paixão é predominantemente harmoniosa ao invés de obsessiva.