Líderes devem saber guiar seus funcionários rumo à novos desafios e responsabilidades maiores. Os empregados querem se sentir valorizados e estimulados; eles querem que sejam dados a eles a confiança e a liberdade para que possam explorar e aprender profissionalmente. O ponto principal é reconhecer que líderes devem criar continuamente novas oportunidades de aprendizado para seus empregados – caso contrário, a sua força de trabalho não será tão eficiente ou inovadora quanto a de outras empresas.
Os líderes atuais devem se concentrar constantemente em criar times excepcionais, fortalecendo e desenvolvendo suas competências para tornar os resultados mais efetivos.
Para entender melhor essa questão, veja a seguir alguns tópicos que demonstram o que líderes devem fazer para engajar seus funcionários:
1. Parar de criar tensão desnecessariamente
Líderes inconscientemente criam tensão no ambiente de trabalho pois esperam que seus funcionários se comportem igual a eles próprios, ao invés de encorajar que cada um assuma uma identidade autêntica.
Quando o líder é visto como alguém que não se importa ou está desinteressado com as oportunidades e o futuro da carreira dos empregados, a consequência é que eles se afastem e diminuam o ritmo de produtividade. Subordinados são mais engajados quando não se sentem confinados a um ambiente com limitações ou restrições.
2. Detectar as melhores qualidades nas pessoas
Pare de gastar tempo sendo muito crítico apontando o que os seus funcionários fazem de errado. Comece a se concentrar em pontos nos quais seus empregados contribuem efetivamente. Faça planos para aproveitar as qualidades mais positivas e que possam gerar os resultados desejados.
Abra sua mente e identifique os fatores que mais importam para os seus liderados, criando flexibilidade para que eles trabalhem de maneira a explorar novos caminhos utilizando suas competências.
3. Dar autonomia para descobrir o potencial
Você nunca saberá o que o seu subordinado é capaz de fazer a não ser que você pare de gerenciá-lo e passe a dar mais autonomia para suas atribuições. Empregue-os em situações que possam demonstrar seu potencial e que ajudem a aumentar sua confiança.
Dar liberdade parece ser algo simples, mas essa ação requer um líder sábio para largar mão, dar um passo para trás e observar. Funcionários se engajam quando recebem permissão para explorar infinitas possibilidades.
No próximo post você irá conferir a segunda parte desse artigo que trata sobre o que líderes devem fazer para engajar seus funcionários.
Deixar um comentário