Meu modelo favorito para fornecer feedback é imediato, objetivo e impactante. Primeiro, qualquer feedback deve ser entregue próximo à ação ou comportamento que está sendo discutido. Não espere semanas ou meses para dizer a alguém como eles estão se destacando ou onde não estão atendendo às suas expectativas. Em segundo lugar, deve se concentrar no comportamento ou ação observada, não em informações de segunda ou terceira mão ou sentimentos pessoais. E terceiro, o feedback deve demonstrar claramente o impacto desse comportamento no indivíduo ou nos outros. Qualquer conversa de feedback deve ter como objetivo principal o crescimento e o desenvolvimento da pessoa que recebe o feedback.

Como a pessoa que busca feedback, você também pode usar esse modelo para solicitar feedback eficaz e acionável que você possa usar. Toda vez que você chegar ao final de um projeto ou tarefa, procure várias pessoas que trabalharam com você e peça que forneçam sugestões em duas perguntas:

Quais são duas ou três coisas que você acha que eu fiz particularmente bem naquele projeto ou tarefa?
Quais são uma ou duas coisas que eu poderia ter feito melhor ou diferente?
Quando você faz essas perguntas a outras pessoas perto do final de uma tarefa, está tornando-a imediata. E ao conectá-lo ao seu trabalho em um projeto ou tarefa específica (em oposição à vaga pergunta “Como estou indo?”), você está dando a eles a ação ou o comportamento para avaliar, bem como o impacto. Você está tornando isso objetivo.

A chave é que você não bate nas pessoas com uma pergunta fria. Em vez disso, peça para agendar uma conversa em uma semana para dar-lhes algum tempo para pensar sobre isso. Quando você pede feedback na hora, raramente recebe algo que valha a pena ou seja útil para o seu progresso.

Seu trabalho é ouvir, resistir a tentar se defender, fazer perguntas para esclarecimentos, expressar gratidão e depois ir embora e refletir sobre o que ouviu. Nem todo feedback deve ser posto em prática e, como profissional em crescimento, você deve aprender qual merece seu foco e energia e qual não merece. Mas se alguém se deu ao trabalho de lhe dar um feedback, não importa como ele foi entregue, vale a pena sua reflexão. Eles estão lhe dizendo algo sobre sua percepção de você como profissional. E isso é um enorme presente.

E se você não tiver certeza do que deve fazer em seguida? Continue fazendo perguntas até entender. Nunca há nada de errado em pedir o que você precisa. Faça perguntas como: “Você pode me dar um exemplo específico de como eu poderia melhorar nessa área?” Ou: “Você estaria disposto a me ajudar a identificar algumas medidas de ação que eu poderia tomar no futuro?” Faça a outra pessoa parte da solução e mostre que você realmente quer crescer e se desenvolver.

Acima de tudo, lembre-se: ninguém vai se importar mais com sua carreira do que você, nem deveriam. É sua responsabilidade buscar o feedback que você precisa e fazer o trabalho constante e ativo de crescer e desenvolver, aprender e prestar atenção para construir a carreira que você quer ter.

Por Allison McWilliams, Ph.D.