Há evidências de que traços de personalidade como Extroversão, Estabilidade Emocional e Conscienciosidade estão positivamente relacionados à liderança.
Alguns traços de personalidade podem beneficiar indivíduos em cargos de liderança, mas os relacionamentos são complexos.
Uma meta-análise de 2002 analisou dezenas de estudos e determinou que havia relações positivas entre liderança e extroversão , consciência e abertura à experiência – e uma relação negativa entre neuroticismo e liderança. O elo mais forte deles foi entre Extroversão e liderança. No entanto, em um de nossos estudos, descobrimos que a conexão não se sustentava a menos que o indivíduo também possuísse boas habilidades sociais e de comunicação. Isso sugere que o motivador da liderança não é necessariamente apenas ser extrovertido, mas controlar o traço com uma comunicação diplomática.
Uma coisa a ter em mente é que as relações entre personalidade e liderança são complexas, e personalidade não é destino. É importante ressaltar que a liderança eficaz envolve a aquisição de habilidades complexas em comunicação, gestão de relacionamentos e tomada de decisões . Embora os traços de personalidade possam dar uma pequena vantagem (pense nos extrovertidos sendo melhores comunicadores porque passam muito tempo interagindo com os outros), é realmente um conjunto mais completo de habilidades que impulsiona a boa liderança.